Ciclo de debates: “O mundo outro em movimento”

Essa página é destinada a abarcar as memórias em movimento do ciclo de debates que acontecerá entre 11 e 12 de maio de 2022, com a presença de Raúl Zibechi e convidadxs.


Na segunda semana de maio de 2022 o companheiro, militante social, educador popular e jornalista uruguaio Raúl Zibechi vai visitar o Rio de Janeiro. Zibechi é autor de ‘TERRITÓRIOS EM RESISTÊNCIA: Cartografia política das periferias latino-americanas’, ‘OS LIMITES DO PROGRESSISMO: Sobre a impossibilidade de mudar o mundo de cima para baixo’ e ‘BRASIL POTÊNCIA: Entre a integração regional e um novo imperialismo’, para citar alguns de seus livros publicados pela Consequência Editora.

A vinda de Zibechi mobilizará as reflexões críticas acerca da atual conjuntura de crises em que nos encontramos. O ciclo de debates remete ao nome de seu último livro publicado no Brasil pela Consequência Editora, intitulado ‘Movimentos Sociais na América Latina: O “mundo outro” em movimento’, publicado originalmente em 2017 no México por Bajo Tierra Ediciones e El Rebozo. Este livro traz um panorama das lutas antissistêmicas que vem sendo travadas por povos em movimento por alguém que há muito tempo acompanha e participa desses movimentos latino-americanos.

Em “O “mundo outro” em movimento” Zibechi fala de características que aproximam e conferem singularidades a essas criações ‘outras’ a partir das fissuras de hegemonia que se impõem sobre os territórios e territorialidades, de forma material e simbólica. Não supõem estagnar em retrato emperrado, mas ressoa em ecos uma conjuntura de lutas anticapitalistas, anticolonialistas e antipatriarcalistas latino-americanas.

Em sua estadia no Rio o autor estará visitando trabalhos de base e participando de trocas junto aos sujeitos em movimentos. Assim, convidamos vocês para acompanharem e prestigiarem a rica visita de nosso companheiro Zibechi.

No dia 11 de maio (quarta-feira) acontecerá o debate “Geopolítica, crise sistêmica e as lutas sociais na América Latina” no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF de Niterói, o debate está marcado para as 19 horas.

No dia 12 de maio (quinta-feira) às 15 horas, no Museu da Maré, Zibechi trava junto a autores do livro “Favela, resistência e a luta pela soberania alimentar” um diálogo (quase homônimo que reservas devidas distinções), “Favela, resistência, autonomia alimentar”.

Mais tarde na mesma quinta-feira, às 19 horas, acontecerá o debate “Os desafios do trabalho comunitário nas favelas e periferias hoje” junto a Geandra Nobre do Coletivo Roça!, no Centro do Rio de Janeiro, no Maloka Espaço Cultural.

Abaixo a programação completa:


Convidam para essas trocas o Coletivo Roça! e a Consequência Editora em parceria com a Associação dxs Trabalhaorxs de Base (ATB), Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/UFF), Museu da Maré e Maloka Espaço Cultural.