Essa página é destinada a abarcar as memórias em movimento do ciclo de debates que aconteceu entre 22 e 24 de junho de 2022, com a presença de Raúl Zibechi e convidadxs.
O companheiro, militante social, educador popular e jornalista uruguaio Raúl Zibechi visitou o Rio de Janeiro. Zibechi que é autor de ‘TERRITÓRIOS EM RESISTÊNCIA: Cartografia política das periferias latino-americanas’, ‘OS LIMITES DO PROGRESSISMO: Sobre a impossibilidade de mudar o mundo de cima para baixo’ e ‘BRASIL POTÊNCIA: Entre a integração regional e um novo imperialismo’, para citar alguns de seus livros publicados pela Consequência Editora.
A vinda de Zibechi mobilizou reflexões críticas acerca da atual conjuntura de crises em que nos encontramos. O Ciclo de debates remete ao nome de seu último livro publicado no Brasil pela Consequência Editora, intitulado ‘Movimentos Sociais na América Latina: O “mundo outro” em movimento’, publicado originalmente em 2017 no México por Bajo Tierra Ediciones e El Rebozo. Este livro traz um panorama das lutas antissistêmicas que vem sendo travadas por povos em movimento por alguém que há muito tempo acompanha e participa desses movimentos latino-americanos.
Em “O “mundo outro” em movimento” Zibechi fala de características que aproximam e conferem singularidades a essas criações ‘outras’ a partir das fissuras de hegemonia que se impõem sobre os territórios e territorialidades, de forma material e simbólica. Não supõem estagnar em retrato emperrado, mas ressoa em ecos uma conjuntura de lutas anticapitalistas, anticolonialistas e antipatriarcalistas latino-americanas.
Em sua estadia no Rio o autor visitou trabalhos de base e participou de trocas junto aos sujeitos em movimentos. Assim, convidamos vocês, que não puderam acompanhar presencialmente a rica visita de nosso companheiro Zibechi para desfrutar dos registros desse encontro.
22/junho
No dia 22 de junho aconteceu o debate “Geopolítica, crise sistêmica e as lutas sociais na América Latina” no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF de Niterói.
23/junho
No dia 23 de junho (quinta-feira), depois de uma visita guiada no Museu da Maré pelo geógrafo Luiz Lourenço (CEASM e POSGEO-UFF), Zibechi travou junto a autores do livro “Favela, resistência e a luta pela soberania alimentar” um diálogo (quase homônimo que reservas devidas distinções), “Favela, resistência, autonomia alimentar”, o debate seguiu com trocas entre todas as pessoas presentes de diferentes coletivos e entidades. E, depois às 19h00, também no Museu da Maré, aconteceu a intervenção artística “Sondando conflito: uma performance em cinco atos” com Geandra Nobre e Matheus Frazão.
24/junho
Na sexta-feira aconteceu o debate “Os desafios do trabalho comunitário nas favelas e periferias hoje” junto a coletivos de favelas e periferias, no Centro do Rio de Janeiro, no Maloka Espaço Cultural.
Em breve publicaremos um filme desse debate!
Programação do Ciclo
Abaixo a programação completa:

Realização pelo Coletivo Roça! e a Consequência Editora, em parceria com a Associação dxs Trabalhaorxs de Base (ATB), Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/UFF), Museu da Maré e Maloka Espaço Cultural.
Mapa do Ciclo de debates
O mapa acima apresenta através dos pontos os locais em que aconteceram os debates!