[EVENTO] Ciclo de debates: “O mundo outro em movimento”

O companheiro, militante social, educador popular e jornalista uruguaio Raúl Zibechi visitará o Rio de Janeiro. Zibechi é autor de ‘TERRITÓRIOS EM RESISTÊNCIA: Cartografia política das periferias latino-americanas’, ‘OS LIMITES DO PROGRESSISMO: Sobre a impossibilidade de mudar o mundo de cima para baixo’ e ‘BRASIL POTÊNCIA: Entre a integração regional e um novo imperialismo’, para citar alguns de seus livros publicados pela Consequência Editora.

A vinda de Zibechi mobilizará as reflexões críticas acerca da atual conjuntura de crises em que nos encontramos. O Ciclo de debates remete ao nome de seu último livro publicado no Brasil pela Consequência Editora, intitulado ‘Movimentos Sociais na América Latina: O “mundo outro” em movimento’, publicado originalmente em 2017 no México por Bajo Tierra Ediciones e El Rebozo. Este livro traz um panorama das lutas antissistêmicas que vem sendo travadas por povos em movimento por alguém que há muito tempo acompanha e participa desses movimentos latino-americanos.

Em “O “mundo outro” em movimento” Zibechi fala de características que aproximam e conferem singularidades a essas criações ‘outras’ a partir das fissuras de hegemonia que se impõem sobre os territórios e territorialidades, de forma material e simbólica. Não supõem estagnar em retrato emperrado, mas ressoa em ecos uma conjuntura de lutas anticapitalistas, anticolonialistas e antipatriarcalistas latino-americanas.

Em sua estadia no Rio o autor estará visitando trabalhos de base e participando de trocas junto aos sujeitos em movimentos. Assim, convidamos vocês para acompanharem e prestigiarem a rica visita de nosso companheiro Zibechi.

Os encontros do Ciclo de debates: “O mundo outro em movimento” acontecerão entre 22 e 23 de junho (quarta a sexta-feira), na cidade do Rio e Niterói. A seguir listamos as atividades e localizações:

No dia 22 de junho (quarta-feira) acontecerá o debate “Geopolítica, crise sistêmica e as lutas sociais na América Latina” no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências da UFF de Niterói, o debate está marcado para as 19 horas.

No dia 23 de junho (quinta-feira) às 14 horas, convidamos você para uma visita guiada no Museu da Maré pelo geógrafo Luiz Lourenço (CEASM e POSGEO-UFF). Logo em seguida, às 17h00, Zibechi trava junto a autores do livro “Favela, resistência e a luta pela soberania alimentar” um diálogo (quase homônimo que reservas devidas distinções), “Favela, resistência, autonomia alimentar”. E, às 19h00, também no Museu da Maré, foi incluída na programação o debate “Sondando conflito: uma performance em cinco atos” de Raúl com Geandra Nobre e Matheus Frazão.

Na sexta-feira, às 17 horas, acontecerá o debate “Os desafios do trabalho comunitário nas favelas e periferias hoje” junto a coletivos de favelas e periferias, no Centro do Rio de Janeiro, no Maloka Espaço Cultural.

Encerramos o Ciclo de debates no Maloka Junina com Forró, às 19h30, também no Maloka Espaço Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, na Rua Dídima, nº 90.

Confira programação completa clicando aqui! E, acompanhe as redes da Consequência Editora para atualizações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s