Lançamento do livro “A LÓGICA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA CAPITALISTA”

Capa do livro “A LÓGICA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA CAPITALISTA” de Oséias Teixeira da Silva. Imagem ilustrativa. Tamanho real: 15,5 x 23 cm
de Oséias Teixeira da Silva

Sobre o livro:

Nesta obra partimos da compreensão de que a produção imobiliária capitalista, elemento central da produção do espaço urbano, possui uma lógica. Esta lógica pode ser compreendida a partir da generalização do conceito de diferencial de renda (rent gap) utilizado até o momento apenas para a compreensão do processo de gentrificação. Buscar a lógica da produção imobiliária consiste na explicação da origem da rentabilidade dos empreendimentos imobiliários, diretamente assentados na mudança dos usos do espaço urbano. Através dos empreendimentos imobiliários é possível transformar os gastos ancorados na renda atual dos imóveis nas suas condições atuais nos ganhos possíveis relacionados à renda potencial do imóvel na sua condição futura, ou seja, após o processo de produção imobiliária. A partir da compreensão da lógica da produção imobiliária como diretamente ligada ao diferencial de renda, podemos também compreender o significado de processos mais amplos de transformação espacial como a dispersão urbana, cuja lógica e significado também estão relacionados à busca pelo diferencial de renda por parte dos promotores imobiliários.

Sobre o autor:

OSÉIAS TEIXEIRA DA SILVA é doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP, cuja tese de título: O ponto de ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro foi defendida em 2016. Desde Setembro de 2014 vem atuando como professor efetivo no Instituto Federal Fluminense – IFF, lecionando em disciplinas para cursos de Ensino Médio Integrado e na Licenciatura em História. Como pesquisador, o autor integra o Observatório das metrópoles, como parte da equipe do projeto relacionado a análise da formação da Megarregião Rio de Janeiro X São Paulo e integra ainda o Recime  Rede de pesquisadores sobre cidades médias e a OBPETRO  Observatório dos municípios produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ser direcionado ao site da Consequência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s