Publicado em: mpabrasil.org.br (19/11/2021)

Após um ano de protestos, camponeses e trabalhadores agrícolas da Índia obtiveram uma vitória decisiva sobre o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, que foi forçado a retirar as três leis agrícolas centrais, na sexta-feira, 19 de novembro.

O governo de Modi e seu partido de extrema direita Bharatiya Janata (BJP) aprovaram três projetos de lei agrícola em 2020, durante a pandemia, que entregaram mercados de produtos agrícolas a grandes empresas, retirando qualquer sistema de preços de apoio.

Os agricultores e trabalhadores rurais compreenderam imediatamente que esses atos eram uma ameaça existencial para eles. Eles começaram um protesto em novembro de 2020 que resistiu a ataques da direita, ameaças de políticos de alto escalão, violência física da polícia e desacato do governo.

A bravura dos camponeses e trabalhadores rurais definiu seu protesto. Mais de 700 camponeses e trabalhadores agrícolas morreram durante esta luta e lembramos sua bravura.

A Assembleia Internacional dos Povos saúda os camponeses da Índia que venceram uma grande batalha contra a tentativa do grande agronegócio de capturar terras agrícolas. A vitória dos camponeses indianos é de grande importância para a luta internacional da classe trabalhadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s