“ANTISSEMITISMO E NACIONAL-SOCIALISMO Escritos sobre a questão judaica”. de Moishe Postone.

LANÇAMENTO EM PRÉ-VENDA!

Compre agora com 30% desconto.

Postagem a partir de 17/11/21.

Link: http://www.consequenciaeditora.net.br/p-11234870-ANTISSEMITISMO-E-NACIONAL-SOCIALISMO-Escritos-sobre-a-questao-judaica.-Moishe-Postone–(Autor).-Postagem-a-partir-17_11_21.

ANTISSEMITISMO E NACIONAL-SOCIALISMO

Escritos sobre a questão judaica  

Moishe Postone  (Autor)

Organizador: Marcos Barreira

Tradutor: Sergio Ricardo Oliveira (colaboração de Marcos Barreira e Nuno Miguel Cardoso Machado)

Sobre o livro:… 

Desde o final da década de 1970, Postone desenvolveu duas linhas de investigação que se cruzam precisamente na sua interpretação do Holocausto. A primeira  iniciada em 1978, com o ensaio Necessidade, trabalho e tempo– o levou a uma reformulação do modo como deve ser compreendida a crítica de Marx ao capitalismo. O cerne da crítica de Postone à tradição marxista é que ela interpretou a obra de Marx a partir de uma noção reduzida de capitalismo, definido como uma combinação de economia de mercado e propriedade privada dos meios de produção. Essa definição não questiona a forma historicamente específica da produção capitalista e, contra a visão que faz de si mesma, permanece limitada a uma crítica das relações de distribuição no interior do capitalismo. Isso resulta em uma crítica do capitalismo do ponto de vista do trabalho e não, como em Marx, na crítica do trabalho no capitalismo. Postone também resgata uma dimensão fundamental da teoria madura de Marx que consiste em ver a sociedade moderna como um modo de vida baseado em formas quasi-objetivas de dominação. Também aqui ele se distancia da ênfase na personificação das relações sociais – ?relações de exploração de classe – nas interpretações marxistas tradicionais. Nesse sentido, o traço distintivo do capitalismo em relação às sociedades anteriores, baseadas em formas diretas (pessoais) de dominação e de exploração, é a forma historicamente específica de mediação social pelo trabalho. Mesmo sendo produzida socialmente, essa mediação assume progressivamente um caráter abstrato e impessoal, conforme as relações capitalistas avançam sobre as formas sociais tradicionais e revolucionam a estrutura produtiva com base na Grande Indústria. Essa reinterpretação da teoria de Marx conduz então a uma redefinição da relação entre a mediação social específica do capitalismo e as formas de objetividade e subjetividade sociais. Tudo isso terá implicações decisivas para a análise crítica dos desdobramentos cultural-simbólicos e ideológicos do desenvolvimento capitalista. A segunda linha de investigação de Postone tem início também na década de 1970, período em que o autor viveu em Frankfurt e travou contato com a política judaica de esquerda. (…)

Sobre o AutorMOISHE POSTONE 

(1942-2018) Nascido no Canadá, estudou em Chicago nos anos 1960 e viveu em Frankfurt am Main entre 1972 a 1982, colaborando com o Instituto de Pesquisa Social. Doutorou-se em 1993 pela Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt e ainda nos anos 1980 tornou-se professor de História na Universidade de Chicago. Sua obra abrange a teoria crítica da modernidade, o antissemitismo na Alemanha do século XX e as transformações globais contemporâneas. No seu artigo de 1986, Antissemitismo e Nacional-socialismo, que publicamos aqui junto com outros escritos sobre a questão judaica, Postone desenvolveu uma abordagem original sobre o antissemitismo moderno, e particularmente sobre a ideologia do nacional-socialismo. Na Alemanha, suas teses exerceram grande influência sobre a esquerda “antialemã” e a “crítica do valor” (Wertkritik) nos anos 1990.

Sumário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s