A cidade que queremos: Produção do espaço e democracia – Alvaro Ferreira

“Este é um livro sobre democracia escrito por um imperativo de consciência. Ele nasce de um desassossego profundo que o autor explicita, de forma simples e direta, na Introdução: a cidade que queremos é muito diferente da cidade em que vivemos. O livro é uma viagem guiada por sonhos e convicções, mas fundamentada em perspectivas teóricas e abordagens analíticas rigorosas, que tem como objetivo contribuir para um debate sobre a democracia enquanto aspiração (“a verdadeira democracia”) e como processo (“a radicalização da democracia”).
O ponto de partida é, como se referiu, a recusa da cidade em que vivemos – a cidade capitalista da mercadoria e do espetáculo – e a necessidade de identificar a cidade que queremos. Que cidade é esta? Nas palavras do autor, é a cidade em que a produção do espaço se dá através da verdadeira democracia. Esta é a convergência essencial que estrutura toda a argumentação que irá ser desenvolvida: a luta pelo
direito à cidade, pelo direito à produção do espaço, como horizonte utópico; a democracia como condição de realização do direito à produção do espaço.
Neste contexto que ganha sentido a expressão “radicalização da democracia”, isto é, uma democracia exercida através da generalização de práticas participativas e comunitárias, e não exclusivamente dependente da qualificação e do aprofundamento dos procedimentos da democracia representativa.
É, pois, um ideal utópico que nos é proposto. Mas o autor não se ilude, nem procura iludir quem o lê. A radicalidade da ambição do sonhador vem acompanhada pelo comedimento pragmático do estratega. Alvaro Ferreira não oculta – pelo contrário, sublinha – o fato de o caminho em direção à utopia que propõe ser duro, longo, imprevisível, demasiado estreito à luz do que hoje temos, conhecemos e sabemos.
Trata-se, pois, de um livro polêmico e provocador. Um livro que contém muitos debates dentro de um grande debate: o da construção da verdadeira democracia como condição de uma nova racionalidade de produção do espaço em direção à cidade desejada.”

JOÃO FERRÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s