LANÇAMENTOS EM PRÉ-VENDA

COMPRE AGORA COM 30% DESCONTO, COM POSTAGEM A PARTIR DE 12/05/2021


GEOGRAFIA DA INOVAÇÃO

Território, Redes e Finanças

Maria Terezinha Serafim Gomes, Regina Helena Tunes e Floriano Godinho de Oliveira (Organizadores)

Link: http://www.consequenciaeditora.net.br/p-11230672-***GEOGRAFIA-DA-INOVACAO-Territorio,-Redes-e-Financas—Maria-Terezinha-Gomes,-Regina-Tunes-e-Floriano-Godinho-(Org)—postagem-a-partir-de-12_05_2021

Sobre o livro:

Desde a década de 1970, profundas mudanças vêm ocorrendo nos mercados financeiros, que resultaram no aumento do poder dos agentes financeiros, uma complexificação da divisão do trabalho no setor e uma difusão de novos sistemas de informação que tornaram as finanças praticamente onipresentes na vida cotidiana das populações urbanas em todo o mundo. As questões relacionadas aos processos de inovação e criação de novas tecnologias e suas repercussões no espaço geográfico são uma das temáticas abordadas por diversos autores tanto na Geografia como em outras áreas das ciências humanas e sociais. A abordagem da inovação é discutida por diversas correntes teóricas na Geografia e na Economia, que buscam compreender como a inovação transforma as regiões e territórios. À medida que as sociedades se desenvolvem, transformam também sua relação com as formas de apropriação e de relação com o mundo, e que está ligado, conforme Milton Santos, aponta ao surgimento de algo novo, da relação com o processo de invenção: ? Não há inovação sem invenção, da mesma forma que não técnica sem tecnologia? (SANTOS, 2007, p.47).  A inovação também está ligada a um processo de transformação, onde o novo substitui o velho, e que, não é exclusivo da sociedade capitalista, mas que nela, conforme Lencioni (2015, p. 319), se liga aos processos de valorização do capital, onde uma nova ideia, um novo processo são imediatamente apropriados para gerar uma nova forma de acumulação.  Vale (p.11, 2009) relaciona a inovação e território, e aponta a importância da Geografia da Inovação como um domínio de importância para o desenvolvimento econômico territorial…

Sobre os organizadores: 

MARIA TEREZINHA SERAFIM GOMESDoutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde atualmente é professora da Graduação e Pós-graduação em Geografia. É Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais (Nuperg/UNESP). Participa de várias redes e grupos de pesquisa: Grupo de Dinâmica Econômica (Gede/Unicentro); membro do Gerpe (Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço, FCH/Ietu/Unifesspa). Rede Latino Americana de Espaço e Economia (Relaee/UERJ), Observatório Del Pensamiento Iberoamericano (Opia/ITM- Colômbia) e da Red Académica Diálogos em Mercosur. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades médias, região, indústria, inovação, integração regional, dinâmica econômica e desenvolvimento regional. 

REGINA TUNES, Geógrafa, mestra e doutora pelo Programa de Geografia Humana da FFLCH/USP, atuando especialmente na pesquisa voltada para a Geografia Econômica e Geografia Regional. Professora adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (Igeog) e docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora do grupo de pesquisa Metamorfoses Urbanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais do DG/USP e Pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles. Pesquisadora do CNPq e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (Nepge) do Departamento de Geografia Humana do Igeog/Uerj. Rede Latino Americana de Espaço e Economia (Relaee/Uerj), 

FLORIANO GODINHO DE OLIVEIRAGeógrafo, professor associado da Uerj, na Faculdade de Formação de Professores (FFP) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). Doutor em Geografia Humana pela USP e pós-doutor pela Universidade de Barcelona. Coordenador do Grupo de Pesquisa Espaço e Economia (CNPq) e do Projeto Capes-Print do PPFH (2019-2023). Rede Latino-Americana de Espaço e Economia (Relaee/Uerj).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s