Live da Consequência com Eliseu S. Sposito e Guilherme C. dos Santos, debatendo o livro “Teorias na Geografia”.

ELISEU SAVÉRIO SPOSITO: Professor titular (2007), aposentado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professor Visitante na Universidade Federal de Uberlândia (desde 2019). Mestrado (1984) e Doutorado (1990) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado na Université de Paris I Sorbonne-Panthéon (1994-1996). Coordenador da área de Geografia na FAPESP (2013-2020). Membro da ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias), da RELAEE (Rede Latinoamericana Espaço e Economia), do RegionAL (Observatório de Estudos sobre Questões Regionais). Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Urbana e Pensamento Geográfico.

GUILHERME DOS SANTOS CLAUDINO: Professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Graduação (2015) em Geografia e Doutorado (2019) pela FCT de Presidente Prudente – SP da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Membro do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais). Bolsista BEPE/FAPESP na Universidade de Barcelona.

Sobre o livro:… Este livro nasceu de um trabalho coletivo de reflexões de geógrafos que se dedicaram, de maneira profunda e consequente, a várias teorias da Geografia. Cada um dos autores voltou-se para seus estudos, reorganizou as ideias e redigiu seu texto mantendo o compromisso de trazer para o leitor diferentes teorias que embasam o conhecimento geográfico. O livro está organizado em blocos com capítulos que se interrelacionam. O primeiro tem, como escopo, uma leitura da teoria, do método e da ciência, sem separar esses três fundamentos da produção científica. No segundo bloco, o foco fica com a Geografia Urbana. Sobre o pensamento geográfico, temos o idealismo pós-kantiano e o território, importante conceito que ganhou inúmeros estudos nos últimos anos. A Geografia Econômica está num bloco de quatro capítulos vista pela relação entre a Geografia e a Economia Política, em diálogo com a bibliografia internacional, sempre respeitando uma perspectiva de análise geográfica. Os temas se sucedem de maneira complementar e aí, temos, as teorias anarquistas, os estudos populacionais e a linguagem cartográfica. Não é apenas a Geografia Humana que está presente neste livro, mas a teoria do geossistema e sua contribuição para a Geografia Física, a interdisciplinaridade entre a Geografia e a Sociologia, e como a Geografia se instaura em Moçambique. Importante é o leitor focalizar os capítulos para ver como suas contribuições são fundamentais para se pensar a Geografia produzida no Brasil, na América Latina e em um país africano. O livro não contempla todas as teorias utilizadas pelos geógrafos e pesquisadores próximos à Geografia, mas ele traz uma variedade grande tanto de teorias construídas ao longo do tempo quanto de interpretações delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s