LANÇAMENTO EM PRÉ-VENDA

Compre agora com 25% desconto, com postagem a partir de 06/04/2021.

USOS DO TERRITÓRIO E PANDEMIA

Dinâmicas e formas contemporâneas do meio-técnico científico

Mónica Arroyo, Ricardo Mendes Antas Jr e Fabio Betioli Contel (Organizadores)

Sobre o livro:… Passados meses do início da pandemia provocada pelo COVID-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov2, é possível vislumbrar um quadro de transformações socioespaciais como resultado desse evento, bem como identificar o papel ativo que o espaço geográfico apresenta nessa dinâmica. Com tal inquietação, reunimos os nossos esforços para produzir uma interpretação da pandemia que estivesse inspirada numa leitura geográfica, e que partisse dos temas de pesquisa trabalhados por cada um de nós. Assim surgiu o impulso para organizar esta coletânea, que agora oferecemos para o público leitor.

Sabemos que esta iniciativa é apenas uma de centenas de contribuições já disponibilizadas pelos estudiosos das Humanidades, muito interessados em decifrar a primeira doença de alcance global na era digital, ou como diria Milton Santos (1996), no período técnico-científico informacional. De qualquer maneira, vale a tentativa. É importante destacar, entretanto, que nos primeiros meses da pandemia vários geógrafos publicaram textos elucidativos sobre a questão, evidenciando a importância de nossa disciplina na discussão da conjuntura histórica, para além das impressões jornalísticas. Citamos alguns deles, certos de que estas menções possam estar incompletas. O presente livro reúne autores que têm em comum o interesse em produzir uma teoria crítica da geografia e, também, estão debruçados em questões analíticas que apresentam convergências em seus objetos de investigação, ao mesmo tempo em que têm especificidades e perspectivas distintas. Assim nasceu a proposta do título Usos do território e pandemia: dinâmicas e formas contemporâneas do meio técnico-científico informacional. As afinidades teóricas e analíticas dos pesquisadores aqui congregados foram agrupadas em três partes que buscam oferecer explicações e problematizações sobre a pandemia do COVID-19 pelo espaço geográfico.

Sobre os organizadores: 

Mónica ArroyoProfessora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo/ Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (1997). Graduação em Geografia pela Universidad de Buenos Aires (1981). 

Ricardo Mendes Antas Jr., Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutorado no Institut de Hautes Éstudes de l’Amérique Latine, IHEAL, Paris, França (2018). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1995). Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989). 

Fabio Betioli ContelProfessor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-doutorado na The School of Geography of the University of Oxford, U.K. (2017/2018). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s