COMPRE AGORA COM 20% DE DESCONTO,

POSTAGEM A PARTIR DE 28/12/2020.

Link: http://www.consequenciaeditora.net.br/p-11225421-*CAPITALISMO-DEPENDENTE,-NEOLIBERALISMO-E-FINANCEIRIZACAO-DAS-POLITICAS-SOCIAIS-NO-BRASIL–Tatiana-Brettas-(Autora)

CAPITALISMO DEPENDENTE, NEOLIBERALISMO E FINANCEIRIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Tatiana Brettas (Autora)

Sobre o livro:… “A publicação de Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil de autoria de Tatiana Bretas, contém uma rica sistematização sobre as particularidades do capitalismo brasileiro. O livro expõe o percurso teórico-metodológico utilizado pela autora para desvelar o ambiente histórico da emergência do que ela conceituou como capital financeiro financeirizado no Brasil. Essa categoria foi construída originalmente por Tatiana para problematizar as particularidades da financeirização “à brasileira” mediada pela intervenção do Estado. A hipótese sustentada pela autora e que percorre todo o livro, seja na revisão da literatura, seja no tratamento dos dados que manuseia, é de que o capital financeiro no Brasil se forma endogenamente subordinado ao imperialismo de uma maneira “não clássica” ao assumir um caráter híbrido dado o grau de envolvimento do Estado na articulação entre produção e finanças no país. Ao escrutinar a emergência do capital financeiro, pontua as diversas conjunturas que vão da ditadura militar-empresarial até o golpe jurídico-parlamentar de 2016, identificando as estratégias utilizadas pelas classes dominantes e pelo Estado para atender parte das necessidades das classes trabalhadoras, sem perder a hegemonia do projeto capitalista-burguês. Assim, a autora identifica tanto os meios e as estratégias de apropriação do fundo público pelo capital privado, seja ele produtivo, seja portador de juros; como a configuração das políticas sociais – que atendem necessidades reais, mas paulatinamente passam a ser financeirizadas e tornadas mercadorias. Ao recompor a relação entre políticas sociais e financeirização capitalista, a pesquisadora destaca as determinações das lutas e disputas de classes presentes na trajetória das políticas sociais desde a Constituição de 1988, passando pela ofensiva neoliberal e pelo social-liberalismo dos governos do PT, e pelas inúmeras contrarreformas do Estado. Tatiana argumenta que a expropriação de direitos, a superexploração do trabalho e as privatizações são mediações da financeirização capitalista em geral e, em particular, das políticas de seguridade social e educação. Como registra a autora, a financeirização das políticas sociais atende às exigências do capital financeiro financeirizado e, ao mesmo tempo, propicia uma resposta parcial e fragmentada às demandas da classe trabalhadora. Trata-se de uma obra que nos convida à reflexão sobre a realidade brasileira contemporânea.”  Ana Elizabete Mota – Professora visitante da Escola de Serviço Social da UFRJ

Sobre a Autora: Tatiana Brettas, é economista e assistente social. Concluiu o doutorado no Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UERJ em 2013 e é professora do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da Escola de Serviço Social da UFRJ. Pesquisadora da realidade brasileira com ênfase em capitalismo dependente, financeirização e políticas sociais.

SUMÁRIO

Agradecimentos…………………………………………………………………………………….7

Lista de siglas……………………………………………………………………………………….9

Lista de gráficos e tabelas…………………………………………………………………….13

Prefácio, por Elaine Behring……………………………………………………………….15

Introdução………………………………………………………………………………………….19

CAPITULO 1. Da acumulação primitiva a financeirização

do capital financeiro…………………………………………………………………………….. 37

CAPITULO 2. O capitalismo dependente e a

consolidação dos monopólios no Brasil………………………………………………..93

CAPITULO 3. O neoliberalismo e a constituição

endógena do capital financeiro no Brasil …………………………………………… 155

CAPITULO 4. A financeirização e as políticas sociais

no Brasil neoliberal …………………………………………………………………………….207

Considerações finais……………………………………………………………………………269

Referências………………………………………………………………………………………..275

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s