COMPRE AGORA COM 20% DE DESCONTO,

POSTAGEM A PARTIR DE 28/12/2020.

Link: http://www.consequenciaeditora.net.br/p-11225423-*ENSINO-DE-GEOGRAFIA-Producao-Social-do-Espaco-e-Processos-Formativos-Livro-2–Ana-Claudia-Ramos-Sacramento-e-Manoel-Martins-de-Santana-Filho-(Org.)

ENSINO DE GEOGRAFIA:

Produção Social do Espaço e Processos Formativos

Livro 2

Ana Claudia Ramos Sacramento e Manoel Martins de Santana Filho

(Organizadores)

Sobre o livro:… Uma das características dos professores que tratam do ensino
de Geografia é sua dificuldade com o caráter epistemológico deste
ensinar o que traz implicações para suas práticas docentes.
Refletir sobre a presença e o trato pedagógico da Geografia na escola
pública, assim como o fato de que essa instituição se configura como
um dos lugares de reprodução de  saberes que realiza e projeta a
sociedade capitalista, são importantes pontos de partida para uma ação propositiva crítica que poderá potencializar os processos de formação docente e o ensino de Geografia.

Essa coletânea Ensino de Geografia:  Produção Social do Espaço e
Processos Formativos
  envolve professores pesquisadores comprometidos em estreitar as relações entre Universidade e escola pública. Aqui podemos perceber que os autores apresentam, cada qual a sua maneira, preocupações relacionadas aos fundamentos e às superações de dicotomias e impasses que marcam a Ciência Geográfica e a Geografia desenvolvida tanto na escola básica como em outros lugares de experiências formativas.

Vale registrar ainda a constatação, nas várias pistas que os capítulos desse livro  desvelam, de que há um renovado movimento de reflexão sobre as práticas da Geografia. E isso é preciso destacar porque busca a compreensão de diferentes ambientes e  da escola  como territórios vivos nos quais os processos formativos podem se desenvolver, reconhecendo os sujeitos que deles fazem parte. Essa obra  apresenta-se como uma significativa contribuição ao campo
da Geografia escolar. O compartilhamento dessa experiência vem em boa
hora diante dos desafios atuais e futuros para o Ensino de Geografia e seus propósitos nos diferentes espaços formativos e o lugar que ocupa na formação de professores.

Sobre os organizadores: Ana Claudia Ramos Sacramento, Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) desde 2013 nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012). Mestra em Educação pela FE-USP (2007). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2001).  Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPEGEC) e projetos pela UERJ e pela FAPERJ. Manoel Martins de Santana Filho, Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2010) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2000). Geógrafo/educador, bacharel, e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Coordena projetos relacionados à Educação Geográfica, Literatura e Formação de Professores pela UERJ.

SUMÁRIO

Apresentação……………………………………………………………..13

PARTE 1: CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

CAPITULO 1. O espaço geográfico nos livros didáticos

de Geografia nos dias de hoje ……………………………………………. 21

Bruno Azeredo de França

CAPITULO 2. A relação sociedade e natureza nos livros didáticos

de Geografia do Ensino Médio do PNLD de 2015………………………………45

Maria Ercília Oliveira de Jesus

CAPITULO 3. O papel da Geografia nas políticas de avaliação

e currículo do Estado do Rio de Janeiro……………………………………73

Suzana Campos Silva e Charlles da França Antunes

PARTE 2: ENSINO DE GEOGRAFIA E MOVIMENTO SOCIAL

CAPITULO 4. Pré-vestibulares populares: desafios políticos

ao currículo e ensino de Geografia……………………………………….. 101

André Tinoco de Vasconcelos

CAPITULO 5. O Programa Nacional de Educação na Reforma

Agraria (PRONERA): uma politica sob ataque…………………………………127

Paulo Alentejano

PARTE 3: METODOLOGIAS, PRÁTICAS DE ENSINO

DE GEOGRAFIA E ESPACO ESCOLAR

CAPITULO 6. Conhecendo a cidade de Duque de Caxias: percepções dos

estudantes da educação de jovens e adultos da rede publica de ensino………….. 153

Camila Vianna de Souza

CAPITULO 7. A identidade cultural no ensino de Geografia:

estudo de caso no município de Itaguaí/RJ…………………………………..177

Caroline Pinho de Araújo                                     

CAPITULO 8. Oficinas de cartografia e sensoriamento remoto:

experiências na produção de materiais didáticos em dois

municípios da Baixada Fluminense ………………………………………….201

Vinicius da Silva Seabra, Evelyn de Castro Porto Costa,

Rejane Ferreira Corrêa e João Marçal Bodê de Moraes

CAPITULO 9. A concepção de natureza na Geografia escolar: uma análise

das representações sociais de estudantes do ensino fundamental…………………221

Cheles Batista Martins

CAPITULO 10. Da relação sociedade-natureza no ensino de

Geografia a crítica da questão ambiental na mídia…………………………….245

Viviane Caetano Ferreira Gomes e Marcos Antônio Campos Couto

CAPITULO 11. Escalas geográfica e cartográfica no ensino:

a construção de um raciocínio espacial ……………………………………..267

Josilene Ferreira de Farias

CAPITULO 12. Educação geográfica a partir dos jogos teatrais…………………..287

Liana Macabu de Sousa Soares

CAPITULO 13. A prática social de ensinar Geografia em associações escolares……..305

Marcela Guimarães Lacerda e Manoel Martins de Santana Filho                                                     

CAPITULO 14. A trajetória do trabalho de campo na Geografia que se ensina……….327

Vinicius Cavalcanti Ferreira                                                          

CAPITULO 15. A importância das pesquisas sobre o ensino de

cidades na Educação Básica: as representações e as

práticas socioespaciais dos estudantes……………………………………..349

Ana Claudia Ramos Sacramento                                      

Sobre os autores……………………………………………………………………………………………………………………….. 371

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s