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ENSINO DE GEOGRAFIA:
Produção Social do Espaço e Processos Formativos
Livro 2
Ana Claudia Ramos Sacramento e Manoel Martins de Santana Filho
(Organizadores)
Sobre o livro:… Uma das características dos professores que tratam do ensino
de Geografia é sua dificuldade com o caráter epistemológico deste
ensinar o que traz implicações para suas práticas docentes.
Refletir sobre a presença e o trato pedagógico da Geografia na escola
pública, assim como o fato de que essa instituição se configura como
um dos lugares de reprodução de saberes que realiza e projeta a
sociedade capitalista, são importantes pontos de partida para uma ação propositiva crítica que poderá potencializar os processos de formação docente e o ensino de Geografia.
Essa coletânea Ensino de Geografia: Produção Social do Espaço e
Processos Formativos envolve professores pesquisadores comprometidos em estreitar as relações entre Universidade e escola pública. Aqui podemos perceber que os autores apresentam, cada qual a sua maneira, preocupações relacionadas aos fundamentos e às superações de dicotomias e impasses que marcam a Ciência Geográfica e a Geografia desenvolvida tanto na escola básica como em outros lugares de experiências formativas.
Vale registrar ainda a constatação, nas várias pistas que os capítulos desse livro desvelam, de que há um renovado movimento de reflexão sobre as práticas da Geografia. E isso é preciso destacar porque busca a compreensão de diferentes ambientes e da escola como territórios vivos nos quais os processos formativos podem se desenvolver, reconhecendo os sujeitos que deles fazem parte. Essa obra apresenta-se como uma significativa contribuição ao campo
da Geografia escolar. O compartilhamento dessa experiência vem em boa
hora diante dos desafios atuais e futuros para o Ensino de Geografia e seus propósitos nos diferentes espaços formativos e o lugar que ocupa na formação de professores.
Sobre os organizadores: Ana Claudia Ramos Sacramento, Professora Associada do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) desde 2013 nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012). Mestra em Educação pela FE-USP (2007). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2001). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPEGEC) e projetos pela UERJ e pela FAPERJ. Manoel Martins de Santana Filho, Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/Uerj) nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2010) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2000). Geógrafo/educador, bacharel, e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena projetos relacionados à Educação Geográfica, Literatura e Formação de Professores pela UERJ.
SUMÁRIO
Apresentação……………………………………………………………..13
PARTE 1: CURRÍCULO E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA
CAPITULO 1. O espaço geográfico nos livros didáticos
de Geografia nos dias de hoje ……………………………………………. 21
Bruno Azeredo de França
CAPITULO 2. A relação sociedade e natureza nos livros didáticos
de Geografia do Ensino Médio do PNLD de 2015………………………………45
Maria Ercília Oliveira de Jesus
CAPITULO 3. O papel da Geografia nas políticas de avaliação
e currículo do Estado do Rio de Janeiro……………………………………73
Suzana Campos Silva e Charlles da França Antunes
PARTE 2: ENSINO DE GEOGRAFIA E MOVIMENTO SOCIAL
CAPITULO 4. Pré-vestibulares populares: desafios políticos
ao currículo e ensino de Geografia……………………………………….. 101
André Tinoco de Vasconcelos
CAPITULO 5. O Programa Nacional de Educação na Reforma
Agraria (PRONERA): uma politica sob ataque…………………………………127
Paulo Alentejano
PARTE 3: METODOLOGIAS, PRÁTICAS DE ENSINO
DE GEOGRAFIA E ESPACO ESCOLAR
CAPITULO 6. Conhecendo a cidade de Duque de Caxias: percepções dos
estudantes da educação de jovens e adultos da rede publica de ensino………….. 153
Camila Vianna de Souza
CAPITULO 7. A identidade cultural no ensino de Geografia:
estudo de caso no município de Itaguaí/RJ…………………………………..177
Caroline Pinho de Araújo
CAPITULO 8. Oficinas de cartografia e sensoriamento remoto:
experiências na produção de materiais didáticos em dois
municípios da Baixada Fluminense ………………………………………….201
Vinicius da Silva Seabra, Evelyn de Castro Porto Costa,
Rejane Ferreira Corrêa e João Marçal Bodê de Moraes
CAPITULO 9. A concepção de natureza na Geografia escolar: uma análise
das representações sociais de estudantes do ensino fundamental…………………221
Cheles Batista Martins
CAPITULO 10. Da relação sociedade-natureza no ensino de
Geografia a crítica da questão ambiental na mídia…………………………….245
Viviane Caetano Ferreira Gomes e Marcos Antônio Campos Couto
CAPITULO 11. Escalas geográfica e cartográfica no ensino:
a construção de um raciocínio espacial ……………………………………..267
Josilene Ferreira de Farias
CAPITULO 12. Educação geográfica a partir dos jogos teatrais…………………..287
Liana Macabu de Sousa Soares
CAPITULO 13. A prática social de ensinar Geografia em associações escolares……..305
Marcela Guimarães Lacerda e Manoel Martins de Santana Filho
CAPITULO 14. A trajetória do trabalho de campo na Geografia que se ensina……….327
Vinicius Cavalcanti Ferreira
CAPITULO 15. A importância das pesquisas sobre o ensino de
cidades na Educação Básica: as representações e as
práticas socioespaciais dos estudantes……………………………………..349
Ana Claudia Ramos Sacramento
Sobre os autores……………………………………………………………………………………………………………………….. 371