No dia 08/12/1871 nascia Tang Qunying em Hunan, China.

Qunying foi a primeira mulher a participar da Aliança Revolucionária Chinesa (Tongmenghui), – fundado em Tóquio, Japão, em 1905 -, sendo considerada a mulher mais importante e conhecida da história chinesa moderna.

Além disso, Tang foi presidente do Women’s Suffrage Alliance, organização mais ativa pró-sufragistas do que as que existiam na época (começo do século XX). Em 1913 ela ajudou a fundar o “Women’s Rights Daily” , primeiro jornal feminista de Hunan, além de outros jornais feministas em outras localidades chinesas e no Japão, onde estudou durante alguns anos.

Sua luta e seus escritos influenciaram a abertura de diversas escolas para mulheres na China e pelo direito a educação superior feminina.

Tang foi premiada com a medalha Jiahe (Golden Harvest), ela também foi homenageada com o título de “heroína de seu tempo” em 1991 pelo ex-vice-presidente do 5º Comitê Nacional da PCCH e presidente honorário da Federação Feminina da China. Em 1999, ela recebeu um lugar de honra como uma das “oito mulheres chinesas de destaque ao longo de um século” durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher .

Essa é uma pequena homenagem da editora Consequência à Tang Qunying.

Por Rodolpho Jordano Netto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s