No dia 28/11/1820, nascia em Barmen, Alemanha, Friedrich Engels. Por muitas vezes, equivocadamente, sendo apresentado como um “apêndice” de Marx, a obra de Engels foi e ainda é de extrema importância para a compreensão das estruturas do capitalismo, do espaço urbano industrial no século XIX, da condição do operariado inglês, além de ter sido um dos grandes editores das obras de Marx, sem o qual, não teríamos acesso às obras póstumas deste.

A vida de Engels é um exemplo do que Bakunin havia apontado: não importa a classe que você nasce, e sim a classe que você irá lutar junto. De família burguesa, Engels abandona seus privilégios de classe ao ter contato com a miséria do operariado, se dedicando a partir daí a denunciar e lutar contras a mazelas do sistema capitalista industrial vigente em sua época. Esse contato com a classe operária fez com que Engels escrevesse “A Situação da Classe Operária na Inglaterra”, livro no qual, além de denunciar a situação em questão, é de extrema importância para compreendermos o desenvolvimento urbano capitalista na Inglaterra e na Europa do século XIX.

Além do livro supracitado, as obras de Engels, como “Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã”, “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico” e “A origem da família, da propriedade privada e do Estado” – para não citar as já conhecidas obras em parceira com Marx -, deram base para o desenvolvimento do marxismo.

Essa é um pequena homenagem da Consequência Editora ao grande teórico, editor e militante da classe operária Friedrich Engels.

Por Rodolpho Jordano Netto

Fontes consultadas:

[1] MIA. “Dicionário Político: Engels, Friedrich”. In: marxist.org (consultado em 02/12/2020)

[2] VENTURA, Dalia. “A vida dupla de Friedrich Engels, o homem sem o qual ninguém teria ouvido falar em Karl Marx”. In.: bbc.com (consultado em 02/12/2020)

[3] TOGLIATTI, Palmiro. “Figuras do Movimento Operário: Engels”. in.: marxist.org (consultado em 02/12/2020)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s